Carta Aberta Ocupação UFU – Campus Ituiutaba – MG
Foto tirada pelo ME do campus UFU do Pontal |
O Movimento Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal, vem por meio desta se direcionar à comunidade a fim de esclarecer as causas e posicionamentos que desencadearam a presente ocupação do prédio administrativo do novo Campus.
Indignados, nos organizamos em uma linda marcha no dia 18 de Outubro, que partiu de um dos blocos alugados pela UFU como estrutura emergencial durante esses cinco anos de universidade, passando pela prefeitura da cidade, denunciando para a comunidade o descaso com os estudantes, até chegar no prédio do tão esperado Campus Pontal.
Essa se configurou em uma manifestação que reivindicava respostas às nossas “incertezas” em relação à brusca mudança das aulas e demais atividades acadêmicas para os espaços do novo prédio, sem as condições básicas necessárias para nos receber.
Ao chegar fomos recebidos pelo Diretor da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal e organizamos uma plenária para discussão das pautas apresentadas pelo Movimento. Por compreender que nada que fora apresentado pelo diretor resultaria em encaminhamentos concretos, foi deliberado pelos estudantes a ocupação do prédio. Assim resistiremos até que nossas pautas sejam reconhecidas e recebamencaminhamentos.
Cansados dessa situação, só desocupamos o campus após uma assembleia com a reitoria a fim de apresentar nossa pauta:
Data concreta para a mudança com condições mínimas de infra-estrutura como asfalto e iluminação;
Garantia de Segurança no novo Campus;
Transporte até o campus;
Garantia de espaços físicos para as entidades do Movimento Estudantil - DCE e CAs de cada Curso;
Garantia de espaços físicos para as entidades do Movimento Estudantil - DCE e CAs de cada Curso;
Liberação de recursos para atividades dos alunos necessária á sua formação, como trabalhos de campo para os cursos que necessitam desta atividade;
.
Liberação de recursos para laboratórios
Liberação de recursos para laboratórios
O Campus Pontal representa uma alternativa importante para responder a legítima demanda de expansão do ensino superior público e gratuito. Porém sua construção foi reflexo de um processo das expansões das Universidades Federais sem o devido cuidado com a garantia das condições mínimas necessárias para uma educação de qualidade, isso refletiu nas incertezas vivenciadas por nós estudantes!
Nesse sentido dizemos Não a essa expansão mal planejada!!!
A nossa luta é a favor de uma Universidade PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário