Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fotos da atividade “Os obstáculos na Formação dos Estudantes Trabalhadores”

A atividade “Os obstáculos na Formação dos Estudantes Trabalhadores” ocorreu no dia 24/05, parte do o Ciclo de Debates CAHIS. A discussão trouxe como foco a dicotomia entre o trabalho e a formação universitária ampla.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), a proporção de universitários que trabalham passou de 63%, em 1998, para 71% em 2008. Percebemos também o aumento de matrículas nos cursos noturnos, as matrículas neste período passaram de 56% a 62% do total entre 2000 e 2008, segundo censo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Na discussão pudemos perceber as limitações impostas aos estudantes que, antes ou depois do turno de aulas, enfrentam uma jornada de trabalho, quanto ao efetivo acesso ao tripé Ensino-Pesquiva-Extensão. As atividades de integração curricular, bem como demais espaços que possibilitam a vivência e formação ampla dentro da universidade não contemplam as possibilidades destes estudantes, bem como se tornam fatores excludentes destes.

As contribuições acerca do tema possibilitaram também a reflexão sobre o atual modelo educacional vigente, cada vez mais voltado para a formação profissional de forma técnica.

Percebemos a necessidade de continuidade desta discussão bem como da construção de alternativas e reivindicações quanto à efetividade do direito ao tripé universitário e a uma formação ampla e igualitária, focada na formação humana de sujeitos ativos e críticos. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário